PADI

Programa de Atendimento ao Discente

O Programa de Atendimento ao Discente da FCSGN – PADI através das atividades de Atendimento e Aconselhamento Individual, Orientação Profissional, Programa de Nivelamento, Apoio aos Alunos Egressos, Pesquisa de Satisfação e Projeto do Monitor Bolsista, visa contribuir para melhorar o desempenho do acadêmico e servir de parâmetro para os docentes refletirem sobre suas práticas pedagógicas.

Objetivos:
1. Receber e acolher de modo especial os novos alunos, seja por ingresso no processo seletivo ou por transferência objetivando a sua integração ao meio acadêmico.
2. Realizar a inclusão dos alunos portadores de deficiências físicas, visuais e auditivas, com ações específicas e personalizadas.
3. Identificar lacunas que os alunos ingressos trazem de sua formação anterior, oferecendo condições para a construção de uma aprendizagem significativa na educação superior, através de programa de nivelamento.
4. Identificar problemas de ordem pessoal: psicológica ou emocional que interfiram na aprendizagem, oportunizando aos alunos condições acadêmicas necessárias para adaptação na Instituição e melhoria de qualidade de vida.
5. Proporcionar ao discente, orientação profissional para o conhecimento da área de atuação escolhida, mercado de trabalho, empreendedorismo e empregabilidade. (em conjunto com o dpto responsável).
6. Oferecer orientação e apoio pedagógico individual e/ou coletivo aos alunos, no enfrentamento das dificuldades e problemas de relacionamento professor/aluno, apresentação de trabalhos, seminários e desenvolvimento de projetos e monografia, avaliação de aprendizagem entre outros, através de orientação na organização dos estudos, sugestão de leituras, aproveitamento do tempo visando melhorar a qualidade da aprendizagem.
7. Incentivar e manter o clima harmonioso na Instituição, através do cultivo da excelência das relações interpessoais.
8. Descobrir e investir nas potencialidades evidenciadas pelos alunos, estimulando o desenvolvimento do referencial através dos programas de pesquisa e extensão monitorias de ensino ou encaminhamento para bolsas acadêmicas.
9. Encontrar alternativas para os problemas de ordem financeira, que impedem a permanência dos alunos nos cursos, frustrando as expectativas pessoais e profissionais, através de programas de bolsa de estudos e/ou monitoria nos programas de pesquisa e extensão.
10. Enfatizar a importância da representação estudantil na gestão administrativa através da participação dos alunos no Diretório Acadêmico, conforme disposições do estatuto e Regimento da Instituição.
11. Apoiar aos alunos concluintes na elaboração do seu Trabalho Conclusão de Curso (TCC) e auxiliá-los nos preparativos para a solenidade de colação de grau.
12. Enfatizar a participação dos alunos no processo de auto-avaliação institucional utilizando os resultados como pré-requisitos para o planejamento de novas ações e tomadas de decisão com vistas a melhoria da oferta de ensino da Instituição.
13. Preparar e apoiar os alunos egressos para inserção no mercado de trabalho criando um vínculo dos mesmos com a Instituição através de oferta de formação continuada com cursos pontuais ou ações de qualificação profissional e da Política de Ensino de Pós- Graduação.
Saiba mais: Regulamento PADI